Medicina Alternativa

A medicina alternativa vem ganhando popularidade e aceitação nos últimos anos. Agora existem uma infinidade de lojas onde uma pessoa interessada pode comprar medicamentos alternativos e encontrar o que procura, além de poder tirar proveito de muitos serviços dessa terapia nos escritórios dos médicos locais.

A medicina alternativa é simplesmente uma maneira de referenciar um tipo de tratamento que não é oficialmente reconhecido pelos conselhos de medicina como ferramenta de alívio ou cura. Existem literalmente milhares de práticas que se enquadram nessa categoria, e a maioria das pessoas ficaria surpresa ao encontrar alguns dos itens que são ou já foram considerados como medicina “alternativa”.

Não muito longe na história médica, os médicos não lavaram as mãos enquanto ajudavam uma mulher no trabalho infantil. O resultado foram milhares de infecções contraídas e morte devido à transferência bacteriana.

Os médicos que defendiam a prática de lavar as mãos ou advertiam sobre micróbios invisíveis foram evitados e ridicularizados por seus colegas profissionais, e somente no século passado a esterilização foi uma prática médica comum e depois regulamentada. É difícil acreditar que algo que nós atualmente entendemos como certo já foi considerado medicina alternativa, mas era assim.

No século 21, a medicina alternativa não é tão desaprovada pela profissão médica como era antes. Tratamentos como a acupuntura são comuns e muitas outras formas de medicina alternativa estão ganhando aceitação.

Parte da razão para o aumento da aceitação da medicina alternativa é o reconhecimento dos poderes da mente sobre o corpo. Há evidências crescentes de que a atitude de um paciente às vezes pode moldar a resposta física, e isso em parte ajuda a ilustrar por que a medicina alternativa é mais bem recebida do que costumava ser. Um paciente que acredita estar melhor, geralmente o fará.

Aqui vai uma dica, que mais parece uma piada, mas antes de sair andando sobre brasas ou ingerir um tufo de uma mistura misteriosa, é importante fazer alguma pesquisa sobre a prática e o profissional.

A medicina alternativa, por sua definição, não é regulamentada e isso deixa muito espaço para os charlatães aproveitarem os males das pessoas para ganhar dinheiro rapidamente. Então não se apresse em passar pelas mãos de um terapeuta antes de conhecer a prática que ele trabalha. Na dúvida, informe-se melhor antes.