Acupuntura – Benefícios

acupuncture-13876_640

Antes de começarmos uma discussão sobre os benefícios da acupuntura, vamos falar sobre as origens da acupuntura. Foi usado pela primeira vez na China há mais de 2000 anos e é um dos procedimentos médicos mais antigos do mundo. É uma família de procedimentos que estimula a anatomia do corpo e ajuda a equilibrar o fluxo de energia por todo o corpo. É esse tipo de acupuntura que é praticada hoje nos Estados Unidos, através do uso de pequenas agulhas metálicas colocadas nas áreas afetadas e manipuladas à mão ou por estimulação elétrica.

A acupuntura é a base básica da medicina tradicional chinesa e é baseada na crença de que existem duas forças opostas e inseparáveis ​​em nosso corpo. Eles são conhecidos como Yin e Yang de toda a pessoa. O Yin é representativo do princípio do frio, da lentidão ou da passividade, e o yang representa o princípio quente, excitado ou ativo. Um estado saudável é alcançado mantendo um estado de equilíbrio entre o yin e o yang. Isso é feito através de caminhos vitais ou meridianos que permitem o fluxo de qi, ou energia vital. O fluxo de energia vital ocorre ao longo de caminhos conhecidos como meridianos. Esses meridianos conectam mais de 2.000 pontos de acupuntura ao longo do corpo. Existem 12 meridianos principais e 8 meridianos secundários. Embora a medicina ocidental tradicional não entenda completamente como a acupuntura funciona, a prova de que ela funciona foi demonstrada em vários estudos realizados pelas instalações médicas ocidentais. Agora, vamos para a questão de como funciona? Segundo o Instituto Nacional de Saúde, a resposta seria sim. A acupuntura demonstrou ser eficaz em muitas áreas dos cuidados de saúde. Áreas como náusea pós-operatória, efeitos colaterais da quimioterapia, osteoartrite, dor lombar, dor de cabeça, cólicas menstruais, dependência, síndrome do túnel do carpo e asma, só para citar alguns. O estudo revelou que a acupuntura foi capaz de proporcionar alívio da dor, melhorar a função e a mobilidade das articulações devido à inflamação da artrite e serviu para complementar o tratamento padrão.

Embora existam muitos que duvidariam da eficácia da acupuntura, uma vez que são pacientes, são crentes. Foi proposto que a acupuntura funciona e produz seus efeitos através da regulação do sistema nervoso. A teoria propõe que, como a acupuntura produz seu efeito através da regulação do sistema nervoso, induz a liberação de endorfinas e células do sistema imunológico em locais específicos do corpo. Existe também a teoria de que a acupuntura altera a química do cérebro, alterando os neurotransmissores no cérebro. Sem dúvida, a acupuntura foi um benefício no estudo e, como paciente, posso garantir o maravilhoso efeito que teve nas minhas costas. Embora a acupuntura seja classificada como terapia medicamentosa alternativa e ainda haja muito a ser entendido sobre o modo como ela funciona, é uma ajuda comprovada na manutenção da saúde ideal.

Mas e quanto ao indivíduo bem, a acupuntura pode lhes proporcionar um benefício? Absolutamente. Como a acupuntura resulta da crença de que devemos manter o equilíbrio de nosso fluxo de energia vital para permanecer saudável, a acupuntura serve como ferramenta para o realinhamento. Nosso fluxo de energia vital pode estar desequilibrado e ainda nos sentimos e parecemos bastante saudáveis. É nessa capacidade que a acupuntura serve como uma espécie de medicamento preventivo. Verificar e equilibrar o fluxo de energia nos pontos meridianos do seu corpo é como se o seu carro estivesse em sintonia antes de precisar de reparos.